Cravos na Pele: O que são? Como tratá-los?

Apesar de serem muito mais comuns em peles oleosas, os cravos também podem aparecer em outros tipos de pele, e por isso vamos te ensinar a prevenir e tratar os famosos (e tão temidos) cravinhos!

Mas afinal, o que são cravos?

Existe uma estrutura chamada folículo sebáceo no interior da nossa pele, onde se encontram a raiz do pêlo e as glândulas sebáceas. As glândulas sebáceas, por sua vez, são as responsáveis por produzir o sebo natural para manter a hidratação da pele, e também proteger o manto lipídico. O poro na pele nada mais é do que a abertura do folículo piloso, e quando esse poro entope com o sebo liberado pela glândula sebácea, se forma o cravo. 

Porque alguns cravinhos ficam pretos e outros não?

A grande diferença entre cravos com a pontinha preta é que o poro entupido é mais largo, e quando o  sebo dentro deste poro entra em contato com o ar, ele sofre uma reação química que causa a oxidação, passando a ter uma cor mais escura característica. 

Já nos poros menores, a secreção da glândula sebácea não tem contato com o ar, portanto são facilmente identificados como “cravos brancos” ou “fechados”.

Cravos ou Comedões?

Cravos e comedões geralmente são usados como sinônimos, embora tecnicamente exista uma pequena diferença. Os cravos são o tipo mais comum de comedão, geralmente se referindo aos comedões abertos. São aqueles pontinhos pretos que muitas pessoas têm na zona T do rosto, como no nariz, queixo e testa.

Já os comedões podem se referir tanto aos cravos abertos quanto aos comedões fechados, que por sua vez são mais discretos na pele.

Cravos e Millium são a mesma coisa?

Embora possam ser facilmente confundidos devido às suas aparências semelhantes, Cravos e Millium não são a mesma coisa! Millium são cistos de queratina amarelados ou esbranquiçados no formato de bolinhas de 1 a 3mm, que podem coçar ou não, e precisam ser tratados com o auxílio de um médico dermatologista. Eles são compostos por queratina, uma proteína presente naturalmente na pele,  geralmente são menores que os cravos e têm uma aparência firme e esférica. Eles ocorrem quando o sebo ou a queratina ficam presos sob a superfície da pele, formando um pequeno cisto.

Posso espremer meus cravinhos?

Não é recomendado espremer os cravos, por mais tentador que seja tentar se livrar deles dessa forma. Ao espremer um cravinho, você pode empurrar as impurezas mais profundamente na pele, aumentando o risco de inflamação e até mesmo de cicatrizes.

Qual a melhor forma de prevenir e tratar os cravos?

Em vez de espremer os cravos, é melhor adotar uma rotina de cuidados com a pele que inclua produtos específicos para ajudar a prevenir e tratar os cravos. Isso inclui limpadores suaves, como o nosso Sabonete Facial, que tem como principais ativos o Extrato de Algas Marinhas, que além de oferecer uma hidratação profunda, auxilia na regulação da produção do sebo, contribuindo para o controle da oleosidade.

Share the Post:

Related Posts